- Ano: 2011
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A pousada renovada é chamada de "1890 Lodge". Este foi o ano em que os então proprietários (a família escocesa Graham) construíram uma estalagem muito maior para substituir o antigo edifício que sua expansão bem sucedida tinha sobrepujado, desde a fundação de sua empresa 70 anos antes.
O Graham's Lodge é aberto a visitantes desde 1993, contando com uma área de degustação onde os visitantes podem desfrutar do Porto, uma loja contígua e um bar de vinhos. Ao chegar a pousada, os visitantes recebem uma visita guiada ao pavilhão de produção, onde 3,5 mil barris ('pipes', na linguagem do Porto) de Port em maturação são armazenados. A visita também incluía as frias e escuras adegas de vinho onde os Graham's Vintage Ports mais velhos eram mantidos (alguns, como o de 1868 ainda estão lá).
No início de 2011, com o crescente número de visitantes devido a maior popularidade do Lodge como destino turístico, a família Symington decidiu investir na renovação da pousada, não apenas para acomodar a quantidade de visitantes, mas também para aprimorar sua experiência do local.
Após a renovação os visitantes entram por uma nova área de recepção que os leva até um auditório onde é exibido um curta-metragem sobre Graham's. Em seguida, visitam o Museu Graham's, um espaço contíguo a recepção onde é narrada a história da família Symington e seu longo envolvimento com a produção do Port, assim como a história da familia Graham. O museu, relativamente pequeno, apresenta artefatos, documentos e objetos atraentes tanto para os admiradores da bebida quanto para a própria historia do comércio de Porto.
No nível inferior do museu, os maiores objetos são expostos. Através dos grandes arcos, os milhares de 'pipes' de Vinho do Porto em maturação são visíveis para os visitantes.
Neste nível, os visitantes adentram a produção propriamente dita. A infraestrutura danificada original do século XIX foi restaurada, reintroduzindo a pavimentação arenosa e a reconstruindo toda infraestrutura. Estes pavimentos eram tradicionalmente deixados cobertos somente por terra para que nos meses de verão fosse possível jogar água ali e assim manter a temperatura do ambiente amena.
Após a visita guiada através do Lodge, os visitantes chegam a sala de degustação, onde podem apreciar uma grande variedade de Graham's Port, além de descansarem. A renovação desta área esta em curso e instalações temporárias estão atendendo os visitantes neste ínterim.
O "Vintage Room" é uma sala especial, mais tranquila e confortável, para que os visitantes mais exigentes possam degustar os mais exclusivos Port.
Estando na "Vintage Room" ou na sala de degustação, o visitante é guiado à nova loja. A loja está alocada no mais antigo dos edifícios, e assimila a fachada principal de pedras, cujas grandes janelas fornecem luz natural e vistas para as cidades de Porto e Gaia, e do Rio Douro. O projeto deste ambiente é bastante interativo e 'hands-on', não há balcões separando os clientes e as garrafas, como acontecia antigamente.
Ao sair da loja, o visitante é apresentado ao novo restaurante, cuja ambiência é dada pelo próprio Lodge: de um lado, são dispostas mesas, de onde é possível visualizar as intermináveis fileiras de 'pipes' (separadas do restaurante por uma discreta tela de metal e vidro).
Do lado oposto, a corpulência das paredes de granito do Lodge. Grandes colunas de aço originais suportam as vigas e a cobertura feita de madeira Riga. O restaurante ainda dispõe de uma área externa: o terraço da fachada principal do Lodge. Dali se pode ter uma das melhores vistas de Porto e Gaia, aproveitando-se da posição privilegiada de Graham's Lodge (diferente de outros Port Lodge, que são construídos ao longo de rios).